IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO OPC UA PARA CONTROLE DE UMA CÉLULA DE MANUFATURA, UTILIZANDO FRAMEWORK WEB VOLTADO PARA INDÚSTRIA 4.0

Marco Antônio Fumagalli, Augusto Afonso Castelo Branco, Wellington Santana Dias

Resumo


Um dos principais desafios encontrados pelas industrias é a aquisição confiável de dados e a utilização desses dados para a efetiva otimização e controle de processos. Devido a globalização as empresas tem que produzir itens de forma competitiva, exigindo menos recursos para sua produção, maior qualidade e, consequentemente, reduzindo custos. Nesse cenário as industrias vêm investindo cada vez mais na aplicação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para aquisição de dados e controle de processos, sendo a internet a principal tecnologia empregada para essa função. Analisando essa nova perspectiva, implementou-se uma solução de software customizada, na qual, através de uma interface de acesso remoto web, permite a realização do monitoramento, supervisão e operação remota dos equipamentos presentes em uma célula de manufatura didática, afim de dar início aos estudos sobre a Indústria 4.0 na Faculdade de Tecnologia Termomecânica. Foram utilizadas tecnologias de código aberto como o framework Node.js e o protocolo de comunicação OPC UA para a integração entre máquinas CNC, sistema supervisório e tele operação dos equipamentos. O uso dessas tecnologias permite e facilita a troca de informações em todos os níveis da pirâmide da automação, permitindo assim, a integração de equipamentos de conectividade limitada à Indústria 4.0.


Texto completo:

PDF

Referências


COELHO, F. J. S., CARVALHO, R. A de. Estudo sobre o desenvolvimento e tendências futuras da Manufatura Integrada por Computador (CIM) através de análise bibliográfica e bibliométrica. 2016. 24 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia de Produção, - Centro de Ciência e Tecnologia - Laboratório de Engenharia de Produção, Univ. Est. do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2018.

ETIENNE, Rossignon. Build OPC UA applications in JavaScript and NodeJS. Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2018

KAGERMANN, Henning; WAHLSTER, Wolfgang; HELBIG, Johannes. Recommendations for implementing the strategic initiative INDUSTRIE 4.0: Securing the future of German manufacturing industry. [s.l.]: Acatech - National Academy Of Science And Engineering, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2019.

MAHNKE, Wolfgang; LEITNER, Stefan-helmut; DAMM, Matthias. OPC Unified Architecture. Ladenburg,germany: Springer, 2009.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo Santos de. CONCEPÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA MONITORAMENTO E TELEOPERAÇÃO DE MÁQUINAS-FERRAMENTA CNC VIA INTERNET ADERENTE À INDÚSTRIA 4.0. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Mecânica, Faculdade de Tecnologia, Universidade de BrasÍlia, Brasília, 2017.

SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution. Cologny/geneva,switzerland: World Economic Forum, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Autor e revista