A gestão da IES faz a diferença? Análise dos determinantes dodesempenho acadêmico dos cursos de administração das instituições públicas no Enade 2012

Valéria Feitosa de Moura, Cesar Alexandre de Souza

Resumo


Mensurar a qualidade da educação torna-se fator estratégico para as nações. Nesse cenário, os indicadores de desempenho estão sendo utilizados, por diversos países, para avaliar as universidades. No Brasil, essa avaliação é realizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que contempla o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante (Enade). O desempenho discente pode resultar de fatores de natureza muito diversa, com efeitos inter-relacionados, no entanto, quando levada em conta essa complexidade, é possível realizar pesquisas que auxiliem a formulação de políticas públicas e institucionais que visem a melhoria do ensino. Desse modo, o objetivo deste trabalho, foi identificar fatores determinantes do desempenho acadêmico de egressos dos cursos de administração de IES públicas no Enade. Para atender o objetivo proposto, os dados foram avaliados com a técnica de Regressão Linear Múltipla no software SPSS (versão 18). Os resultados corroboram a literatura demonstrando que a formação anterior do estudante influencia mais substancialmente seu desempenho do que os recursos educacionais. No entanto, apesar dos fatores escolares explicarem uma porcentagem menor da variação da proficiência dos alunos, os fatores organização didático-pedagógica, percentual de professores doutores e regime de trabalho são apresentados como relevantes pelo resultado desse estudo.


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