Desenvolvimento de jogo Platformer em Unity: Vlad the Platformer

Marcos Righi Brasil, Fernando Sarturi Prass

Resumo


Jogos são uma das formas de entretenimento modernas mais populares no mundo. A indústria de jogos exige o trabalho de profissionais de diversas áreas para que os jogos mais ambiciosos possam se tornar realidade, como computação gráfica, programação, som e design. O desenvolvimento de um jogo é um processo longo, complexo e difícil. Visando conhecer e aprender com o desenvolvimento de um jogo inspirado em Castlevania, do gênero platformer, foi criado um protótipo de um jogo utilizando o motor de jogos Unity. Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do protótipo, que tem uma fase demonstrativa e as principais mecânicas de jogo implementadas. 


Texto completo:

PDF

Referências


CHATFIELD, Tom. Videogames now outperform Hollywood movies [Internet]. The Guardian, 2009. Disponível em: www.theguardian.com/technology/gamesblog/2009/sep/27/videogames-hollywood. Acesso em 8, nov, 2016.

DUTTON, F. What is Indie? [Internet]. Eurogamer, 2012. Disponível em: www.eurogamer.net/articles/2012-04-16-what-is-indie. Acesso em 8, nov, 2016.

EPIC GAMES. Epic Games [Internet]. 2016. Disponível em: www.epicgames.com. Acesso em 10, out, 2016.

FLEURY, Afonso; NAKANO, Davi; CORDEIRO, José H. D. Mapeamento da Indústria Brasileira de Jogos Digitais [Internet]. Pesquisa do GEDIGames, NPGT, Escola Politécnica, USP, para o BNDES, 2014.

GUIMARÃES NETO, Ernane; LIMA, Leonardo. Narrativas e personagens para jogos. São Paulo: Érica, 2014, 152p.

IBOPE. Conheça as principais características de quem joga videogame no Brasil [Internet]. 2012. Disponível em: www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Conheca-as-caracteristicas-de-quem-joga-videogame-no-Brasil.aspx. Acesso em 10, out, 2016.

LEWIS, M. e Jacobson, J. Game Engines in Scientific Research, ACM, Vol. 45, No. 1. 2002.

RABIN, S. Introdução ao Desenvolvimento de Games, v. 1. Cengage Learning, 2ª ed. 2012.

TONÉIS, Cristiano N.; FRANT, Janete Bolite. Do desenvolvimento e criação de puzzles para a produção de conhecimentos nos jogos digitais. Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD | PUC-SP, São Paulo, n. 11, p. 95-114, jan-jun. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor e revista